Yoga para Grávidas

O yoga para grávidas tem como objectivo preparar o corpo da mulher para o parto, e talvez ainda mais importante, criar uma estreita relação entre mãe e o bebé, mesmo antes do nascimento. Quando praticado durante a gravidez, o yoga ajuda a construir uma harmoniosa ponte de contacto entre a mãe e o bebé, o que facilita os primeiros dias após o nascimento.

A mulher tem que acomodar o feto em crescimento e adaptar-se à ideia da maternidade com tudo o que isso acarreta. O parto não é um acontecimento passageiro, é algo que a acompanhará pela vida e a sua atitude na gravidez é fundamental que seja manifestada com equilíbrio e harmonia. As hormonas que produzem as mais diversas emoções e estados de consciência que por sua vez geram sentimentos tais como, alegria e tristeza, felicidade ou infelicidade, envolvem o feto. A prática do yoga visa estabelecer o equilíbrio entre o corpo, a mente e as emoções.

 

Benefícios da prática de yoga durante a gravidez

Os estiramentos suaves e adaptados do yoga tonificam os músculos sem provocar tensão e preparam zonas espeíficas do corpo para o parto.

Favorece a circulação de sangue saudável e combate o cansaço.

Equilibra o sistema neuroendócrino.

Previne contra a incontinência e favorece numa recuperação mais rápida no pós-parto.

A prática proporciona à grávida mais energia, pelo que a fará sentir-se renovada nos períodos de maior cansaço, para além de ser uma óptima forma de relaxar e ajudar a dormir melhor.

O yoga torna o corpo físico mais forte e flexível, ao mesmo tempo que estabiliza as emoções e reduz o stress.

A adaptabilidade do yoga faz com que seja a actividade ideal para ser praticada durante a gravidez, altura em que a mulher atravessa muitas mudanças a todos os níveis.

A tensão é a grande inimiga do parto fácil. através do yoga, o parto pode ocorrer sem que a mulher apresente qualquer resistência, uma vez que o corpo liberta a tensão e relaxa em sintonia com a força da gravidade.

A prática do yoga durante a gravidez é um enorme auxílio na preparação da mulher para suportar as contracções com mais confiança e tranquilidade devido ao facto de se ter acostumado a sentir o seu próprio corpo.

Devido à cosnciência corporal suscitada pelo yoga durante a gravidez, mesmo que o parto não ocorra como fora planeado, a mulher terá flexibilidade suficiente para se adaptar, evitando perder confiança em si mesma.


Durante a gravidez a prática proporciona um corpo forte, flexível e saudável, predisposto e preparado para o desenvolvimento do período de gestação. Encontrará paz para as suas emoções e tranquilidade para a sua mente. Após o parto, por certo que não haverá tanto ressentimento físico e emocional pelo esforço e desgaste implícitos.

Poderá gozar em paz, com tranquilidade, confiança, harmonia e alegria, o acontecimento maravilhoso que è gerar a vida.